É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

sábado, 20 de agosto de 2016

Todas as nossas postagens neste blog




*Por Levi Costa* Incluir uma visitinha ao cemitério após uma realização ou depois de uma grande conquista pessoal, é de bom alvitre, pois nos fará conscientes de que nada nesta vida fará do homem um ser infalível ou imortal, por mais extraordinário e grandioso que tenha sido seu feito. E para completar o passeio, confira nas lápides dos túmulos os nomes dos ilustres ocupantes dos mesmos, você verá que ali se encontram muitos dos grandes que passaram por este curto tempo chamado vida, independente de quem eles tenham sido e do que tenham conquistado. Portanto, o cemitério é o desti... mais »

----------------------------------

*Por Levi Costa * Se eu tivesse um ministério de curas, milagres e prosperidade material e não tivesse o ministério da Palavra, com certeza eu seria um obreiro frustrado com um ministério incompleto do ponto de vista do Reino de Deus. O ensino e a pregação da palavra é a regra na execução da obra do Reino de Deus, pois a fé vem pelo ouvir a Palavra de Deus, as demais coisas são a consequência disso, coisas estas operadas diretamente pelo próprio Deus, e não promovida pelo homem, como vemos em Marcos 16.15,20 que diz: "E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda c... mais »
-----------------------------

*Por Levi Costa* Não se sinta um derrotado por ter tentado e ter errado, orgulhe-se antes pelo fato de você não ter ficado inativo sem fazer nada. Acertos e erros é parte da nossa condição humana, é algo próprio do ser humano normal e faz parte do processo natural da vida. É por meio do processo de acertos e erros que aprendemos e crescemos rumo à maturidade. Saiba que boa intenção não passa de mera intenção, pois entre a teoria e a prática está você. Então, pense para compreender; compreenda para mudar e mude para crescer. Sem mobilizar qualquer ação, é falso afirmar sentir pela ... mais »
---------------------------------

*Por Levi Costa * Milagre da natureza, você já deve ter ouvido essa frase, pois ela é bastante comum. Mas o que essa frase representa na prática? Para um *evolucionista*, quer dizer que a força da natureza é a causa que leva a efeito todos os fenômenos naturais, sejam no plano macro ou microcósmico. O *panteísta*, ele vê a divindade na natureza quando afirmam que deus é tudo e tudo é deus, ou seja, eles confundem a criação com o criador, portanto, a natureza é capaz de operar milagres por si mesma. E para um *teísta*, como ele vê essa questão? Por certo o teísta, como criacionist... mais »
-----------------------------------------

*''Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém''* *(Mt 28.19,20).* **Por Levi Costa* Após o novo crente ter sido integrado à igreja, ele passa a receber acompanhamento através do ensino sistemático da palavra de Deus para que possa alcançar crescimento espiritual e maturidade na vida cristã. *O que é o ensino?* É despertar, motivar e interessar a mente do aluno (discípulo)... mais »
-------------------------------------------------------------------------------

*Por Levi Costa* O que faz a diferença em nossa oração, não é o local nem o horário que oramos, e, sim, a nossa atitude pessoal na oração. "*Quero, pois, que os homens orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda.*" – (1 Tm 2.8). *"Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos"* – (Ef 6.18) Na parábola do fariseu e do publicano, ambos, fariseu e publicano, foram ao templo (lugar de culto), para orar, porém o religioso fariseu se expressa arrogantemente diante de Deus com... mais »
----------------------

*Por Levi Costa* *Filosofar é preciso* Filosofar é uma forma de sair da mesmice da vida e ir além do óbvio. Quando filosofamos acerca da vida, estamos ultrapassando os limites de uma mente limitada que pensa dentro de um sistema de coisas previamente estabelecido. Assim, o ato de filosofar é o meio pelo qual podemos explorar além do comum e costumeiro. Quem vive dentro de um padrão de vida pré-definido e pré-estabelecido, não passa de um comum entre os demais, e, lamentavelmente, isso corresponde à maioria de nós. Portanto, digo: "PensaMente", ou seja, use a mente para pensar, poi... mais »
-----------------------------------

*Por Levi Costa* O poder de uma pregação não consiste nos movimentos físicos/corporais que um pregador adota ou no volume e tom de voz que ele assume, mas, consiste no conteúdo bíblico da mensagem que ele prega, "pois o Evangelho é o PODER de DEUS" (e não do pregador), para salvar todo aquele que crê (Rm 1.16). Quando aquele que prega passa a usar e abusar das encenações no púlpito, ele deixa de ser um pregador e passa a ser um ator, fazendo do púlpito um simples palco de suas amadoras apresentações. Quando eu estou diante de um pregador da palavra de Deus o meu interesse é o de... mais »
--------------------------------

*Por Levi Costa* A igreja (congregação) tem se tornado cada vez mais um mero clube social com características religiosas. Muitos dos que frequentam o templo, aos finais de semana, só o fazem (quando fazem) por simples conveniência religiosa, isso porque não frequentam os ambientes de entretenimento que os não religiosos (não crentes) frequentam. A finalidade termina sendo a de cumprir mais um momento programado com dia e hora marcados nem que seja somente para mostrar que ainda está por ali. Então eu pergunto: O tempo dessas pessoas no templo, em um final de semana qualquer, pode... mais »
-----------------------------------------------

*Por Levi Costa* Os modismos em nada edificam a igreja, mas, com facilidade, eles entram nela. Foi o que ocorreu na igreja da Galácia, Paulo repreende os gálatas dizendo-se admirado de que logo após sua partida, estes tenham passado para “*outro evangelho*”, um evangelho que transtorna o verdadeiro evangelho, Paulo condenou tal atitude dos gálatas (Gl 1.6-8). Em outra ocasião, o mesmo apóstolo recomenda aos crentes que se afastem de homens fraudulentos que se infiltram na igreja com aparência de piedade, mas com ensinamentos contrários, no intuito de tirar proveito da igreja... mais »
-------------------------------------------------------------------------------------------

*Por Levi Costa* Alguns acham que por serem crentes não podem crer em si mesmos naquilo que diz respeito às suas potencialidade de vida. Mas, a nossa fé em Deus em nada elimina a fé em nós também, ou seja, a confiança que devemos ter em nossas próprias potencialidades pessoais. Quando o anjo chega a Gideão lhe diz três coisas para as quais devemos atentar muito bem, pois dizem respeito a nós também, disse o anjo: *"O Senhor é contigo, varão valoroso, vai nesta tua força"* (Jz 6.13,14), é o mesmo que dizer: "Você não está só; você tem valor; você é capaz." Então, porque ficar es... mais »
-----------------------------------------------------------------------------------------
O Estado é laico, mas não é laicista, nem evangélico, é do povo brasileiro!


*Por Levi Costa* Um dos grandes problemas no Oriente Médio é a dominação à força do chamado estado islâmico. O termo estado islâmico refere-se aos Estados que adotaram o Islã, mais especificamente a Sharia ou "Lei de Deus", tal como os seus fundamentos ideológicos para a sua instituição política. A real intenção dos radicais islâmicos é querer subjugar as demais nações ao seu governo e regime "teocrático" e totalitário. Com isso, eu fico a pensar em nosso caso político brasileiro, ou seja, muitos evangélicos sonham com um presidente "evangélico" no governo do Brasil, por quê? Para... mais »
-------------------------------------------------------------------------------------

*Por Levi Costa * A religiosidade é tão fraca que com tudo se escandaliza. Foi o que aconteceu na casa do fariseu Simão, quando a mulher lava os pés de Jesus com as próprias lágrimas e as enxuga com seus cabelos (Lc 7.37,38), aí o fariseu pensou consigo: "Se este fora profeta, bem saberia quem e qual é a mulher que lhe tocou, pois é uma pecadora..." (Lc 7.39b). De pronto, o religioso fariseu julga e condena a mulher, disse ele: "pois é uma pecadora...", alem disso, ainda duvidou que Jesus fosse um legítimo profeta, pois, pensou consigo, se Jesus fosse um verdadeiro profeta de De... mais »
----------------------------------------------------

*Por Levi Costa * Existe duas datas que nos marcam profundamente e para sempre nessa nossa existência, a saber: *- O dia do nascimento,* é o inicio de tudo, é quando passamos a existir neste mundo, quando tomamos parte com os demais que já haviam chegado por aqui antes de nós, os nossos semelhantes. *- O dia da morte,* é o encerramento da nossa participação no palco desta vida. Agora só resta história, a nossa história de vida que será contada por aqueles que continuarão depois de nós, em especial aqueles que surgiram a partir de nós, que, por sua vez, darão continuidade nessa hi... mais »
--------------------------------------------------------------

*Por Levi Costa* Em seu discurso no Areópago para alguns dos filósofos epicureus e estoicos que contendiam com ele dizendo: *"Que quer dizer este paroleiro? E outros: Parece que é pregador de deuses estranhos; porque lhes anunciava a Jesus e a ressurreição".* (Atos 17.18). Então Paulo cita o poeta pagão Epimênides, a quem aqueles filósofos areopagitas conheciam muito bem, disse o apóstolo: *"E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;* *Para que buscassem ao Se... mais »
----------------------------------------

*Por Levi Costa* O tempo se divide em passado, presente e futuro. O ontem está no passado, dele só nos resta lembranças, algumas boas e outras ruins. O hoje está no presente, que é onde nos encontramos no momento. O amanhã faz parte do futuro, trata-se de uma possibilidade, pois o amanhã não existe de fato, é apenas uma realidade virtual, subjetiva, que pode ser ou pode não ser. Portanto, o que nos resta da realidade do tempo é apenas o hoje, uma realidade objetiva e concreta da vida. Assim, é no hoje do nosso tempo que podemos ser, viver e fazer, então seja, viva e faça na realid... mais »
-----------------------------------

*Por Levi Costa* Você faria algo que, ao fazê-la, não dói, é de graça e você sempre sai ganhando? É muito provável que a sua resposta a essa questão seja um sonoro, SIM! Mas o que seria realmente esse algo proposto? Esse algo em questão, diz respeito ao ato de PENSAR, e já a sua resposta de modo afirmativo, é, em si, o resultado direto em você ter pensado na proposta da pergunta feita. Certamente isso em nada doeu em você, não lhe custou nada e você ainda saiu ganhando algo bom, que é o incentivo de praticar o ato de pensar e mesmo de REPENSAR em cada proposta que lhe é feita na ... mais »
---------------------------------------------------------------------
Para que você nasceu? Para que você veio ao mundo?

*Por Levi Costa* *"... Respondeu Jesus: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci, e para isso vim ao mundo..." *(João 18.37a). Todos nós devemos ter um ideal de vida para viver, viver por um ideal! Porque viver de verdade, não se restringe ao ato natural de respirar (absorver/fazer entrar oxigênio nos pulmões), e expirar (expelir o ar dos pulmões pelas vias respiratórias). A vida consiste em se observar e explorar o que o mundo à nossa volta nos apresenta. Pelo que observarmos e pelo que explorarmos da vida neste mundo, podemos tirar nossas conclusões para aprendermos e cresce... mais »
----------------------------------------
Escombros de uma civilização

*Por Levi Costa* Em vez de desfrutarmos das belezas e riquezas da nossa exuberante natureza, passamos boa parte da vida marcando territórios de todas as ordens, e ordenando que ninguém ultrapasse nossos limites territoriais pessoais, no que diz respeito às preferências e gostos por nós estabelecidos que, quase sempre, entram em choque com as preferências e gostos dos outros; os outros que na essência são iguais a nós, pois todos nós somos o outro. Eis a razão porque criamos exércitos com suas armas de destruição em massa que ameaçam e intimidam aqueles que ainda não possuem estas ... mais »
------------------------------------------
Vida, uma contagem regressiva
*Por Levi Costa* A vida é uma contagem regressiva da totalidade de vida do nosso ser, pois todos os vivos começam a morrer exatamente ao nascer. Como disse o sábio: "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer..." (Ec 3.1,2a). Assim, em cada aniversário comemoramos mais um ano vivido, porém, ironicamente, é também um ano a menos para se viver. Portanto, o ato de viver é, ao mesmo tempo, um ato de perder a vida, posto que, a cada segundo que vivemos, ao longo da nossa existência, estamos nessa contagem r... mais »
----------------------------------------------------------------
*Por Levi Costa* *"Pois os governantes não devem ser temidos, a não ser pelos que praticam o mal. Você quer viver livre do medo da autoridade? Pratique o bem, e ela o enaltecerá. Pois é serva de Deus para o seu bem. Mas se você praticar o mal, tenha medo, pois ela não porta a espada sem motivo. É serva de Deus, agente da justiça para punir quem pratica o mal."* (Rm 13.3,4 - NVI) Lendo o texto acima, lembrei-me da execução daquele brasileiro na Indonésia, uma das principais notícias naquele momento. O que me chama a atenção no texto é a parte do verso 4 que diz: *"...Mas se você pr... mais »
---------------------------------------------------------------------
Filósofo, um amigo do saber e amante da sabedoria
*Por Levi Costa* [image: Resultado de imagem para Pitágoras] Filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber. Conforme a tradição, Pitágoras teria criado o termo para modestamente ressaltar que a sabedoria plena e perfeita seria atributo apenas dos deuses; os homens, no entanto, poderiam venerá-la e amá-la na qualidade de filósofos. É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos,... mais »

-------------------------------------------------------

A pós-modernidade e a verdade de Deus


*Por Levi Costa* Um dos grandes problemas do mundo em que vivemos é que todos têm que ser, tem que fazer e tem que dizer o que todo mundo é, diz e faz. Ser diferente no individual hoje é contrariar o aspecto geral, é andar na contramão do curso natural da vida pós-moderna. Aqui surge o problema, quando o modo de vida do indivíduo e da sociedade passa a ter como parâmetro o conceito padrão estabelecido pelo pós-modernismo, quando a conduta da pessoa é vista com maus olhos se não estiver de acordo com o “padrão” atual. Tal padrão diz respeito ao “politicamente correto”, principalmen... mais »
------------------------------------
O que é uma cosmovisão?
*Por Levi Costa* A definição do dicionário Houaiss da língua portuguesa para cosmovisão é: "Maneira subjetiva de ver e entender o mundo, especialmente as relações humanas e os papéis dos indivíduos e o seu próprio na sociedade, assim como as respostas a questões filosóficas básicas, como a finalidade da existência humana, a existência de vida após a morte etc.; visão de mundo (cosmos + visão)." - Uma outra definição para cosmovisão diz: "É um conjunto de suposições e crenças que alguém usa para interpretar e formar opiniões acerca da sua humanidade, propósito de vida, deveres no... mais »
--------------------------------------------------------------------
Diversidade religiosa na expressão da religiosidade
*Por Levi Costa* Quando a vida religiosa não passa de mera religiosidade, a nossa visão de mundo e de vida é visto quase sempre pela ótica religiosa, pelas lentes da religião. Porém, tal religião se resume a uma crença pessoal daquilo que o próprio religioso admite como sendo bom ou mau. Portanto, é a partir dessa ótica pessoal que se é induzido a definir o certo e o errado em tudo o mais diante de nós. O perigo dessa religiosidade, é que ela nos leva a interpretar a vida a partir de um modo pré-definido que passa pelas lentes do nosso próprio senso religioso. Então, não consegui... mais »

------------------------------------------
O quê e o porquê
*Por Levi Costa* A dúvida é resultante da curiosidade que é própria do ser humano, um ser racional. Contudo, as dúvidas nunca deixarão de existir, apenas serão substituídas ao serem entendidas, dando lugar àquelas mais complexas e mais difícil de se explicar e de se entender no momento. O homem é capaz de pensar, avaliar e argumentar. Desde a mais tenha idade ele busca respostas para suas indagações na tentativa de entender a natureza das coisas e o próprio sentido da vida. Então, para que a vida faça sentido e para que se possa interagir com ela com entendimento, se faz necessár... mais »
------------------------------------------------
*Por Levi Costa* Em qualquer ambiente que tenha como regra o sentir e não o pensar, fazendo uso do coração e não da razão, tal ambiente é de fácil manipulação por parte daqueles que estão no comando, fazendo dos participantes massa de manobra, pessoas sugestionadas a falar e a fazer apenas o que manda a regra do sistema dominante. Assim, não surgirá perguntas nem questionamentos, não haverá alguém que queira saber o porquê das coisas. Mas, caso haja algum rebelde insubmisso que tenha a ousadia de pensar por si mesmo, questionando as regras do sistema, então é preciso calá-lo ou, ... mais »
-------------------------------------------------------
Transformados pela renovação da mente
*Por Levi Costa* O apóstolo Paulo, escrevendo aos romanos, diz: "*E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente**...*"(Rm 12.2a). O que Paulo quis dizer foi: Não conformados, mas transformados pela renovação da mente. Segundo o dicionário da língua portuguesa, CONFORMAR é: - dar ou tomar forma; configurar(-se); - estar em conformidade ou de acordo com; identificar-se; - pôr(-se) em conformidade com outra coisa tomada como modelo; - resignar-se com; aceitar; sujeitar-se a, submeter-se. Assim, conformar, seria o mesmo que ser segundo a forma ... mais »

----------------------------------------------------------------------------------------------------------


PLÁGIO: ato ou efeito de plagiar.

PLAGIAR: Apresentação feita por alguém, como de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc. produzido por outrem. (Dic. Houaiss) Plagiar é crime previsto em lei. Portanto, ao reproduzir algo, cite a fonte e seu autor, se possível, peça autorização. 
SEJA HONESTO CONSIGO MESMO EM SUA CONSCIÊNCIA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário