É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

terça-feira, 13 de setembro de 2016

A realidade do tempo


Por Levi Costa

O tempo se divide em passado, presente e futuro. O ontem está no passado, dele só nos resta lembranças, algumas boas e outras ruins. O hoje está no presente, que é onde nos encontramos no momento. O amanhã faz parte do futuro, trata-se de uma possibilidade, pois o amanhã não existe de fato, é apenas uma realidade virtual, subjetiva, que pode ser ou pode não ser. Portanto, o que nos resta da realidade do tempo é apenas o hoje, uma realidade objetiva e concreta da vida. Assim, é no hoje do nosso tempo que podemos ser, viver e fazer, então seja, viva e faça na realidade do hoje, pois o amanhã não nos pertence, pode ser que ele nem venha a existir de fato, pelo menos para alguns de nós, quem sabe?!

Não podemos determinar o tempo em termos de atrasar ou adiantar o relógio. Contudo, podemos fazer com que o tempo trabalhe a nosso favor. Como? Organizando o que fazemos no tempo de que ainda dispomos, extraindo o máximo de suas potencialidades. A habilidade de administrar bem o tempo de que se dispõe é, via de regra, o que diferencia o homem previdente do homem descuidado e irresponsável. Como se vê, saber utilizar o tempo é sinal de maturidade, o tempo pode e deve ser bem programado. O relógio, como marcador do tempo, não é ele um inimigo, mas pode ser nosso aliado, só depende do modo como administramos e utilizamos o tempo que temos. A vida passa com o tempo, ela se vai e não volta mais. Se o tempo não pára, por quê você parou no tempo ficando para trás?

Temos desperdiçado boa parte do tempo que temos recebido gratuitamente a cada nascer e a cada pôr do sol, são dias e mais dias sem muito proveito e com poucas realizações significativas para a vida. Mas, como diz o ditado popular: "nada melhor que um dia depois do outro", em outras palavras, isso se chama: OPORTUNIDADE. Portanto, aproveite cada nova oportunidade do período chamado dia que nos é proporcionado ao nascer do sol.

A vida é feita do dia-a-dia... Todo novo dia chega para nós completamente vazio de conteúdo, de significado, sem nenhum absoluto. O amanhã, ainda não existe de fato, ele é apenas uma possibilidade, é apenas imaginário. Somos nós, eu e você, que temos a responsabilidade de prover o material necessário que dará significado e importância para este dia presente, o nosso aqui e agora da vida. Então, não desperdice essa rica oportunidade de realização e até mesmo de criação.

Portanto, o tempo é definido em termos de passado, presente e futuro, nisso se constitui a nossa vida. Portanto, viva o tempo presente, planeje o futuro e não fique preso ao passado. Não seja um saudosista quanto aos dias passados, pois isso mina as forças do presente e compromete o futuro. Assim, digo: o ontem é apenas uma lembrança do passado; o amanhã é uma esperança no futuro e o hoje uma realidade no presente. Então, vivamos o presente momento, ele é tudo o que dispomos nesta parcela do tempo chamado hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário