É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

domingo, 21 de agosto de 2016

LIVROS: Dica de leitura para pensar



LIVRO: Porque a ciência não consegue enterrar Deus

Ser cristão, para os novos ateístas, priva a pessoa de qualquer qualidade racional. Todavia, cientistas e filósofos ilustres, como Bacon, Galileu, Newton, e Clerk Maxuell professavam acreditar num Deus criador inteligente, de cujo cérebro nascera o cosmos. Nesta batalha, os propagadores da ciência como religião esquecem-se de que, em grande parte, a própria ciência é um conjunto de crenças, muitas delas postuladas a partir de pressupostos improváveis fora da mera especulação. O debate entre cristãos e ateus sempre teve como campo de batalha mais áspero o ambiente científico... Par... mais »
------------------------------------------------------------
LIVRO: Jesus, o maior psicólogo que já existiu

Como os ensinamentos de Cristo podem nos ajudar a resolver os problemas do cotidiano e aumentar nossa saúde emocional. Pela primeira vez nos últimos cem anos, a psicologia volta o olhar para o tesouro inestimável contido nas lições de Jesus, que nos permitem ver a vida de forma mais simples e amorosa. Examinando algumas das principais parábolas da Bíblia à luz do pensamento psicológico contemporâneo, Mark Baker foi capaz de extrair novos significados do conhecimento científico, empregando-os em seu trabalho como terapeuta. Para mostrar como esses ensinamentos de dois mil anos po... mais »

---------------------------------------------------------------------

*A Vida Examinada. Um Catálogo Elementar de Cosmovisões.* Poucas pessoas tem alguma coisa próxima de uma filosofia articulada - pelo menos como demonstrado por grandes filósofos... Mas todos tem uma cosmovisão. Toda vez que qualquer um de nós pensa sobre qualquer coisa - desde um pensamento casual (onde deixei meu relógio?) até a mais profunda questão (quem sou eu?) - estamos operando dentro de um esquema de pensamentos e ações... A batalha para descobrir nossa própria fé, nossa própria cosmovisão, nossas crenças sobre a realidade, é o tema deste livro. Para estarmos plenamente c... mais »
------------------------------------------------------------------------
LIVRO: Introdução à Filosofia - Uma perspectiva cristã

No decurso da história, a filosofia tem tido um relacionamento de amor-ódio com o cristianismo e a teologia cristã. Alguns têm considerado a filosofia como sendo a ferramenta do diabo, e ecoam a pergunta de Tertuliano: "O que Atenas e Jerusalém têm a dizer uma à outra?". Não sentimos qualquer impulso ou para glorificar a filosofia, ou para vilipendiar a filosofia. Sua constante existência entre as ciências humanas é testemunho suficiente da sua importância. Este livro é uma introdução valiosa à matéria frequentemente complexa e difícil da filosofia. Os autores apresentam as questõ... mais »
--------------------------------------------------
LIVRO: As grandes questões sobre a fé

Respostas às perguntas que você sempre fez, mas ninguém respondeu.
*Apresentação:* Há dezoito séculos, o grande teólogo cristão Tertuliano escreveu: "A partir do momento em que começamos a fruir de Cristo Jesus, abandonamos a busca e a indagação não há mais necessidade de investigação depois que provamos o evangelho! Com nossa fé, não desejamos mais nenhuma crença. Pois esta é nossa fé primordial: a de que não há nada mais em que devemos crer". Desde que Tertuliano esboçou essas palavras - lembrando que ansiava por ver os filósofos pagãos arderem no dia do Juízo Final...mais » 
--------------------------------------------------------------

Nas páginas iniciais de A História da Filosofia, Wil Durant o leitor para o fato de não ser esta uma história completa da filosofia, mas uma tentativa de humanizar o conhecimento, concentrando a história do pensamento especulativo em torno de certas personalidade dominante. Não infundada era a preocupação do autor, fruto de uma época em que o conhecimento humano se tornara incontrolavelmente vasto e cada vez mais inacessível ao leigo. E foi esse público numeroso e não especializado que acolheu, com grande entusiasmo, a primeira publicação desta obra, em 1926. Ainda hoje, mais de nove décadas depois, A História da Filosofia se constitui em uma das mais importantes sínteses do pensamento filosófico ocidental... mais »
-------------------------------------------------------------

LIVRO: Freud versus Deus

*Meu exemplar da 1ª edição*Como a Psiquiatria perdeu a alma e o Cristianismo perdeu a cabeça. Neste livro, o psiquiatra cristã Dan Blazer tenta uma reaproximação entre a psiquiatria e o cristianismo. Para incentivá-la, mediante um debate que foi perdido no início do século passa do e retomado a partir de Freud ele remonta ao surgimento de questões que mantiveram ao psiquiatria e o cristianismo afastados, uma vez que tanto a prática da psiquiátrica quando o aconselhamento pastoral tratam da alma humana... Freud versus Deus traça um histórico da ciência psiquiátrica e do aconselhamen... mais »

-------------------------------------------------------------

LIVRO: Pós-modernidade e Cristianismo Evangélico

*Meu exemplar da 1ª edição do livro* A transição da era moderna para a pós-moderna coloca um sério desafio à igreja e à sua missão no contexto de sua nova geração. Confrontado por esse novo estado de coisas, não podemos cair na armadilha do desejo nostálgico pelo retorno daquela modernidade primitiva que deu à luz o movimento evangélico, pois não somos chamados a ministrar a uma época remota, mas aos dias de hoje, cujo contexto acha-se sob a influência da pós-modernidade. O pós-modernismo apresenta alguns perigos, não obstante, seria irônico - na verdade seria trágico - se os evang... mais »

--------------------------------------------------------

Os autores deste livro, J. P. Moreland e William Lane Craig, estão convencidos de que ainda há respostas objetivas e definitivas a essas indagações (indagações apresentadas na contra capa do livro). São questões que envolvem a fé, mas que devem ser respondidas também à luz da filosofia. Na verdade, à luz da filosofia e da fé. Longe de serem excludentes, esses dois campos são e devem ser complementares. Em filosofia e cosmovisão cristã, esses consagrados e prestigiados autores, com excelente formação acadêmica, oferecem uma introdução abrangente da filosofia sob a ótica cristã. Adv... mais »

Nenhum comentário:

Postar um comentário