É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A síndrome da preguiça em pensar e repensar

 

Há uma enfermidade que se alastra cada dia mais na sociedade atual: é a síndrome da preguiça em pensar e repensar, que quando em seu estado mais avançado transforma-se numa outra enfermidade ainda mais séria, a agressividade contra tudo e todos que o contrariam.

A verdade é que poucos tem o trabalho de raciocinar de verdade e analisar situações, circunstâncias e tudo mais. A tendência a uma superficialidade e uma mediocridade advinda dela está presente em todas as esferas da vida humana nessa sociedade pós moderna que acentua a rapidez e pragmatismo como sendo filosofias de vida a se buscar. O aprofundamento e estudo tem sido deixado de lado e considerado pela imensa maioria como formas antiquadas e "politicamente incorreta" de agir.

Isso está criando gerações de pessoas que não pensam e aceitam tudo que lhes é imposto sem uma análise e sem uma interpretação correta. As pessoas que imaginam pensar, "pensam" que aquilo que exigirá maior atenção e tempo não é relevante, portanto, descartável e desnecessário.

E aí cresce a geração de "papagaios" que só repetem e replicam opiniões de outros sem a devida, repito, análise.

Quer um exemplo dessa realidade? Veja, existem grandes problemas na forma com que as pessoas pensam e interpretam textos e, conceitos, posições, convicções e princípios advindos deles atualmente. Já algum tempo, a humanidade caminha na tendência de não se aprofundar na leitura e buscar sempre a superficialidade e o imediatismo. Com o advento da internet isso parece que piorou. As pessoas não aceitam ler mais do que três linhas... O twitter está aí pra provar o que digo.

As pessoas não conseguem interpretar um texto porque simplesmente não o leem. E pior, amam emitir opiniões a partir do que desejam entender e não do que entenderiam ao se ocupar com a leitura na íntegra de um artigo, obra ou postagem e sua devida reflexão. Basta postar uma chamada para uma postagem ou artigo e já aparecem muitos emitindo opinião sem, contudo, ter tido o cuidado de ler a postagem inteira. Pura preguiça e desconhecimento do básico de interpretação de textos.

O bom exercício da leitura e da reflexão do que se leu tem se perdido em meio a essa filosofia pragmática e pós-moderna que incentiva o senso comum e não o senso crítico a respeito do que se é propagado seja em obras escritas, seja pela mídia em geral, seja nos púlpitos das igrejas, seja na academia.

Se você emiti uma opinião contrária, é tratado como inimigo ou insensível, se discorda mas não mostra sua divergência, de covarde ou omisso. Mas poucos decidem conhecer de fato o que escreveu. A grande maioria apenas ataca, ofende, agride...mas não sabe ler, interpretar, e consequentemente, pensar..., é lamentável.

Pense e reflita nisso. Se é que leu até aqui ...

Fonte: A Verdade Bíblica

Nenhum comentário:

Postar um comentário