É um blog de caráter doutrinário/teológico o com uma visão unitarista. Já são várias postagens da nossa autoria e de outros autores com essa proposta. Acesse clicando no banner acima e conheça. Obrigado!

sábado, 27 de agosto de 2016

Livre pensamento e pensar fora da caixa

Resultado de imagem para livre pensamento

Livre Pensamento

É o ponto de vista, filosófico ou não, que sustenta que os fenômenos e todas as coisas devem ser formados a partir da ciência, da lógica e da razão e não devem ser influenciados por nenhuma tradição, autoridade ou qualquer dogma, cujo adepto se proclama livre pensador e cuja aplicação por vezes é chamada de livre pensar.

Sua popularidade se deve principalmente aos pensadores de meados do século XVIII e século XIX cuja meta eram desenvolver o raciocínio liberto e em contraposição a qualquer influência de ideias preconcebidas, desenvolvendo assim pressupostos científicos e filosóficos livres de quaisquer elementos dogmáticos.

Entre os mais famosos livre-pensadores estão Robert Green Ingersoll, Gotthold Ephraim Lessing e Francisco Ferrer y Guardia e Voltairine de Cleyre.
(Wikipédia)

Pensar fora da caixa

A expressão "pensar fora da caixa" surgiu quando uma consultoria de estratégia passou a divulgar seu serviço usando um desafio gráfico, no qual era preciso unir nove bolinhas dentro de um retângulo, como se fosse uma caixinha, usando apenas quatro segmentos de reta. Só quando alguém tinha um insight de que o retângulo poderia ser ignorado - e isso equivale a tirar fora a caixa representada pelo retângulo - é que eram visualizadas as soluções alternativas, que saltavam aos olhos pelo fato de a caixa ter sido posta de lado.

Desde então a expressão se tornou um sinônimo da capacidade de encontrar soluções que não são óbvias ou ortodoxas. A expressão é muito utilizada para incitar o pensamento criativo sugerindo pensar além do óbvio, pensar fora dos padrões usuais, é PENSAR FORA DA CAIXA.

No vídeo, Mario Persona traz uma explicação quanto ao pensar fora da caixa. Inserido no meio, tem uma reflexão sobre o pensar fora da caixa no que diz respeito à igreja. Assista:

Nenhum comentário:

Postar um comentário